top of page

Artigos e textos explicativos

Buscar

Atualizado: 28 de out. de 2022


O pé plano ou pé chato, a ausência daquela "curvinha" na sola do pé é muito comum nas crianças, pode também ser identificado nos adolescentes. Na maioria das vezes é indolor, mas pode doer e levar a dificuldade para realizar atividades físicas. Se existe dor e incapacidade, o especialista deve ser consultado, se é indolor também, pois este pé pode vir a se tornar doloroso e incapacitante na maior idade. Um tratamento precoce sempre é preferível.

Atualizado: 31 de out. de 2022





A artroscopia do tornozelo é um método minimamente invasivo que possibilita ao cirurgião visualizar a articulação e realizar algumas cirurgias através de pequenos orifícios utilizando uma câmera de vídeo. Com isso evita-se grandes cortes, a cirurgia é menos invasiva, menos dor e possibilitando uma melhor recuperação para o paciente. Por este método pode-se realizar a remoção de fragmentos e tratar algumas doenças da cartilagem, conhecidas por lesões osteocondrais, biópsias, reparação de lesões ligamentares e auxiliar no tratamento de algumas fraturas dentro da articulação. Com certeza é uma grande evolução no nosso arsenal terapêutico.

Atualizado: 26 de out. de 2022


Conforme vamos ficando mais velhos notamos muitas alterações no nosso organismo, muitas delas relacionadas a degeneração dos nossos tecidos, como: a pele, os ossos, os tendões e com isso as dores vão aparecendo.
Uma situação que encontramos é a perda da capacidade do coxim gorduroso da sola dos nossos pés de absorver o impacto no solo, ele é o nosso amortecedor natural, com o tempo ele vai atrofiando e as estruturas mais duras como a fáscia e o próprio osso do calcanhar ficam sem proteção, ocasionando inflamações como fascítes.
No início parece que não é nada, mas os sintomas se intensificam gradativamente tornando o dia a dia cada vez mais difícil, as dores vão aumentando e muitas vezes a demora é tanta para procurar ajuda que quando chegam ao médico temos que realizar tratamentos muitas vezes prolongados e em algumas situações até cirurgia.
Para que isso não ocorra temos que cuidar dos nossos pés utilizando calçados de solado firme e macio, como o tênis com amortecimento e chinelo com solado emborrachado. Jamais utilize calçados de solado duro e baixo, com isso evitaremos problemas para os nossos pés.

© 2023 - Dr. Douglas Russo

bottom of page